sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cozinhando: Berinjela Recheada.


Como estou bem entusiasmada com esse negócio de "Segunda sem Carne", acho que vou estar postando na categoria Cozinhando com mais frequência... Pelo menos não vai mais demorar um ano, como da penúltima vez! hehehe

Hoje vou passar pra vocês a receita de uma Berinjela Recheada que fiz essa semana, e gostei bastante! A receita original era de Berinjela com Grão de Bico, mas por motivos de não encontrar Grão de Bico em nossa cidade, resolvi substituir por Arroz Integral de 8 Grãos! Vamos lá...

- 01 Berinjela Grande
- Arroz Integral / Não vou dizer quantidade porque cozinhei uma panela pra ficar comendo nos outros dias, então fui colocando na Berinjela no olhômetro mesmo...
- 200 ml de Molho de Tomate com pedaços
- Milho
- 1/2 Cebola Grande
- Azeite
- Orégano
- 2 Colheres de Requeijão Light
- 2 Colheres de Queijo tipo Cottage

Passo 1 - Parta a Berinjela ao meio, retirando toda a polpa. Corte a polpa em pedaços pequenos e coloque de molho em meio litro de água com uma colher de sopa de Vinagre Branco e uma colher de sopa de Sal, para retirar o "amargo" da Berinjela. A parte da casca onde vai ser colocado o recheio, deve ficar de molho também!

Passo 2 - Pique a Cebola e coloque para dourar no Azeite. Em seguida acrescente a polpa da Berinjela que estava de molho (a casca pode continuar de molho! hehehe), o Molho de Tomate e o Milho e deixe cozinhando até que a Berinjela fique macia. Na receita pedia pra colocar cheiro verde e pimenta mas eu não coloquei!

Passo 3 - Depois que a Berinjela já estiver cozida, misture com o Arroz Integral. Mas por favor, em uma quantidade razoável, porque o Arroz é o complemento! E o propósito é comer Berinjela com Arroz, e não Arroz com Berinjela, se é que me entendem! hehehe Bom, depois da mistura pronta, despeje dentro das cascas que estavam de molho. Eu não lavei as cascas depois que tirei do molho (mas tinha lavado a Berinjela antes de cortar, hein!?), só escorri um pouco! 

Passo 4 - Para fazer o "Molho Branco", coloquei em um recipiente o Requeijão, o Cottage e o Orégano. Coloquei no Microondas por 30 segundos. Mexi um pouco, depois coloquei por mais 30 segundos. Aí é só colocar em cima das Berinjelas.

Passo 5 - Coloque as Berinjelas em um refratário untado com Azeite, e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos.

Passo 6 - Coma! hahaha

Esse é o Arroz Integral de 8 Grãos depois de pronto, sem nada! Só pra quem não conhece já ter uma noção de como fica. Na embalagem vem explicando como se faz... Não tem mistério, até porque se eu consegui fazer, qualquer criatura consegue...
Essas são as Berinjelas prontas, antes de ir para o forno! Só pra vocês verem o aspecto...
Aaaaaand essas são as nossas espetaculares Berinjelas Recheadas assim que saíram do forno, só no ponto de atacar! :)
Num é por nada não, mas estava uma delícia!
E quem diz que não consegue saciar a fome sem comer carne, é puro papo! Eu como igual um Dragão (não é amor!?), e fiquei saciadíssima depois que comi uma banda da Berinjela, acompanhada de um copão de Suco de Mamão (lá na primeira foto ele aparece). A outra banda eu comi no jantar... hahaha
Semana que vem eu mostro minha próxima aventura na cozinha, e vamos aderir a causa #SegundaSemCarne

Beijos. Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário